“No século VI antes de Cristo, os pitagóricos chamavam a atenção para a harmonia existente no Cosmos. Segundo a escola pitagórica os números são a causa material do universo e estão na base de um mundo regrado, ou com medida. A medida é encontrada na relação dos opostos e o princípio da harmonia é revelado exemplarmente na música. Assim, as relações musicais entre todos os seres do Universo são o modelo perfeito da harmonia. Qualquer corpo produz um som musical: tanto os terrestres, como os celestiais. Nós não a ouvimos, porque estamos tão habituados a ela, que não a conseguimos distinguir.
A alma humana também é harmonia, entre os elementos opostos que constituem o corpo, e vai transmigrando até atingir um grau de pureza que lhe permita a fusão com a unidade originária.”
Ana Cristina Alves
No seu livro “Uma viagem de muitos quilómetros começa por um passo” Ana Cristina Alves observa que a escola pré-socrática de Pitágoras, segundo alguns estudiosos, sofreu a influência do Oriente. Esta autora fala-nos de Huainanzi que “teve o mérito de desenvolver uma teoria da harmonia, ou ressonância mútua, que nos deixa olhar para a vida em termos musicais e muito afectivos, já que esta capacidade dos seres sentirem e darem resposta ao que sentem, é espontânea, quer dizer, situa-se a um nível intuitivo, ou mesmo, instintivo.”
É esta harmonia do Cosmos que nos permite falar em coincidências: “Os pequenos milagres em que Deus prefere ficar incógnito”. Quando olho para trás, a minha vida parece-me uma sucessão de pequenos e grandes milagres. Quando reflicto no puzzle da minha existência e observo as peças mais escuras, que na altura pouco sentido faziam, vejo agora como tudo se encaixa numa perfeita harmonia – a harmonia do Universo.
Soube-me bem: Toda a alegria que tenho sentido nestes últimos dias: No dia 11 o dia "mais que especial" do Afonso (quandodeusdeixoudeolhar.blogs.sapo.pt/6484.html )e ontem, a entrada do Tiago no curso que queria ( neste caso, diria, um dia mais que especial é pouco...). É uma felicidade enorme a que estou a sentir.
Foi inspirador: Ver as fotos que o meu amigo Pedro Lima me enviou da sua amiga www.flickr.com/photos/22185309@N03/show
Agradeço: Todo o caminho percorrido, toda a coerência do Universo, todos os milagres vividos.
De Zé a 15 de Setembro de 2009 às 18:15
Tenho estado atrasado na leitura do teu blog, mas espero que não o suficiente para ainda vir a tempo de te dar os parabéns pelo Tiago.
Obrigada Zé. Este foi mesmo um grande milagre (suponho que a Rita te contou). Obrigada também pela música da Teresa. Um abraço
De
Nucha a 15 de Setembro de 2009 às 18:40
Teresa,
Este dia foi o equivalente ao Euromilhoes!!!!i
A felicidade que pões nas palavras é linda. Filhos!
Ops,tu?
Abraço e obrigada pela partilha.
Nucha
Nucha
A felicidade que tu mostras nos teus últimos posts também não fica atrás... E tens toda a razão para estares feliz. Foi muito bom ler o testemunho que nos deixaste e importante para eu me descentrar do meu umbigo, mais precisamente dos meus filhos. Mas sim, sem dúvida que estes dias têm sido o "euromilhões" a valer. Um abraço
De
Marta M a 16 de Setembro de 2009 às 00:13
Teresa:
Passei por aqui agora e fiquei a meditar no teu post , mas não quero responder pressa..Vou meditar sobre o que li e volto amanhã depois das aulas da manhã.
O tema que colocas merece reflexão...
De
Marta M a 16 de Setembro de 2009 às 00:17
Opss !
Mas os parabéns (que já dei ao teu filho mais novo no blog!) pelos teus filhos e pelas metas que têm alcançado, ficam agora. ;)
Parabéns! Vê-los caminhar é um descanso e um gosto.
E um bocadinho de medo também, não é?
Abraço
Marta M
Obrigada Marta. És mesmo muito querida e o afecto que já sinto por ti até parece que fazes parte da minha família desde sempre. Um abraço amigo
De
Marta M a 16 de Setembro de 2009 às 17:08
Teresa:
O tema deste teu post é profundo, reli-o já várias vezes e, quanto mais o faço , mais sentido ele vai tendo..
Sentir a "(...)fusão com a unidade originária." é algo que alcancei/senti algumas vezes na minha vida e nesses momentos tive a certeza de estar no caminho certo. Iniciar um blog foi um desses momentos. E foi um momento em que me entreguei /abri ao universo a ver aonde ele me levaria...E levou a pessoas novas na minha vida e cada uma delas me tem ensinado algo novo e...parecem-se tanto comigo que até arrepia.
Como referes, a coerência é tanta que, que tenho a certeza, tinha mesmo que ter vindo por este caminho.
Agradeço ao Universo, portanto.
E a ti e a todos os que já fazem parte do meu novo círculo de amizades.
;)
Viva Marta
Estou aqui a fazer planificações (sem vontade nenhuma) e recebi o teu comentário que foi uma óptima oportunidade de me desviar do "dever". Às vezes não escrevo certas coisas porque acho que as pessoas vão pensar que me estou a armar em doutora, mas tenho lido muito sobre o pensamento antigo chinês que está muito pouco difundido em Portugal (fala-se em Confúcio e quase que se restringe a algumas das suas citações) e quando conheci um pouco do Huainanzi - que não fazia a mínima ideia sequer da existência - identifiquei-me de imediato. Esta obra fala essencialmente da ressonância mútua: "A resposta mútua às coisas pertencentes à mesma categoria é profundamente misteriosa e extremamente subtil". Só aquele que está imerso na Grande Harmonia pode sentir e responder correctamente à natureza. É isto que nos "faz falar de almas gémeas, entendimento profundo entre os seres, transmissões de pensamento, estranhas coincidências". Que bom tu também sentires esta "fusão", esta harmonia. Agradeço-te existires
De
Marta M a 17 de Setembro de 2009 às 22:05
Olá!
Só agora me apercebi que ainda não te tinha respondido...É já cansaço e também por sucessivas planificações (cá entre nós com utilidade por demonstrar tantas vezes...) e outras burocracias!
O pensamento chinês é fascinante e equilibrante, requer tempo e disponibilidade (de coração também) para se saborear e perceber. Se consegues ou te esforças por estudar e perceber destes temas e por cima te dispões a partilhá-lo connosco só podemos agradecer-te.
Ainda para mais seleccionando o melhor que encontras!
O resto, o que pensam uns e outros sem "visão", é acessório ;)
Abraço grande.
Tenho muito gosto em considerar-te amiga 
Muitos parabéns pelos filhotes :)
Tudo de bom amiga Teresa e, que essa luz que agora te acompanha nunca te abandone!
Beijinhos
Muito obrigada Joana. Acreditas que tinha acabado de ler o teu post e me preparava para te deixar umas palavrinhas quando ouvi o toque do mail pela chegada do teu comentário? Resolvi agradecer-te primeiro e já vou de novo visitar-te. Um abraço para ti
De Anónimo a 17 de Setembro de 2009 às 23:04
Mais uma vez os parabéns pelos rapazes - pelos 2 - muito bom para todos...
os "pequenos milagres" são fruto da tua dedicação e empenho.
E ... obrigada pelas tuas palavras e apoio.
beijos
Cid
Muito obrigada minha amiga. Mesmo bom sentir a tua companhia. Fica bem.
De Celia Pereira a 7 de Outubro de 2009 às 12:49
Eu gostava de ler o seu livro tao falado aqui.
Cadê ele?
Onde posso adquiri-lo?
Célia
Marquei ontem o dia do lançamento do livro: 24 de Outubro (sábado). Hoje vou saber mais pormenores e envio-lhe um e-mail a convidá-la para lá aparecer porque tenho muito gosto em a ver. Em todo o caso, se escrever o nome do livro aparece-lhe a editora e livraria Apolo 70 como distribuidora. Mas vem ver-me, não é? Adorei sabê-la por aqui. Tem andado tão sumida... Um abraço
Comentar post