Terça-feira, 18 de Maio de 2010

Portfolio da felicidade

"Não há poder maior no mundo que o do tempo: Tudo sujeita, tudo muda, tudo acaba."

Padre António Vieira

 

Comecei este blogue há exactamente nove meses, numa terça-feira, dia 18. Tinha como objectivo abrir alguns caminhos que levassem à reflexão, consciencialização daquilo que nos traz bem-estar e enfim, poderá conduzir ao encontro da felicidade (esse conceito tão subjectivo, mas cuja essência todos desejam alcançar). Parti de alguns dos pilares que considero fundamentais: O envolvimento e ligação aos outros e a projectos de vida que façam sentido, a gratidão, a consciência da vivência do momento presente, a capacidade interior de lidar com circunstâncias exteriores,  a adaptação da acção ao contexto, a espiritualidade. Tentei mostrar que devemos aceitar todas as emoções, desde a tristeza à alegria, como naturais e necessárias e que devemos repensar o nosso estilo de vida promovendo um consumo mais responsável, orientando-o para a satisfação das verdadeiras necessidades humanas.

Desejo sinceramente que neste período de "gestação" possa ter contribuído para que NASÇA, naqueles que me leram, uma vontade de prosseguir este caminho individualmente. Desejo do fundo do coração que a casa da felicidade seja uma construção de cada um e a cada um acolha plenamente.

 

"A felicidade está no coração! E a cada um de lhe responder no segredo da sua vida."

Jean Guitton

 

Iniciei o blogue com a música acima e com ela o termino, noutra versão.

 

Agradeço tudo o que me deram, toda a alegria que me proporcionaram os que me acompanharam, os laços que ficaram, as amizades que se criaram.

 

MUITO OBRIGADA!

publicado por descobrirafelicidade às 18:59
link do post | comentar | favorito
28 comentários:
De Maria Mar a 25 de Maio de 2010 às 23:08
Olá Teresa,

OBRIGADA pelo seu contributo no início de uma nova etapa da minha vida...
Estou a "começar de novo" e numa fase de reflexão, onde tem sido bastante útil para o meu desenvolvimento e crescimento, enquanto ser humano e mãe, ler os seus post . Aliás, aproveito para lhe dizer que já fiz questão de divulgar o seu blog na escola, pq qd falava dele algumas colegas ficavam curiosas... e foi um sucesso! Adoraram!...
Conforme referiu António Feio:
"Aproveitem a vida e ajudem-se uns aos outros. Apreciem cada momento. Agradeçam e não deixem nada por fazer, nada por dizer"

Parabéns!

Maria Mar
De descobrirafelicidade a 26 de Maio de 2010 às 13:21
Maria Mar
Não imagina a alegria que me deram as suas palvras hoje. Acredite que pensei em si neste período. Lembrei-me da primeira vez que comentou e que referia estar a começar uma nova etapa da sua vida, etapa em que, de alguma forma, este blogue poderia ajudar um pouquinho. Quando resolvi terminar o blogue pensei que poderia ter-lhe criado algumas expectativas e que a iria frustrar. Já não continuaria a acompanhá-la, mas realmente aquilo que queria transmitir já cá estava e agora repetir-me-ia. Há dias, uma pessoa enviou-me um email a perguntar-me o que me tinha levado a escrever este blogue. Eu respondi o seguinte:

Se me pedissem para escrever o meu epitáfio eu escreveria: A solidão, a vontade de amor, a vontade de realização, a busca.
Numa das minhas horas solitárias, em grande parte preenchidas por leituras, li estas palavras de Herman Hess (que estão no meu blogue): “ Tenho uma missão, embora pequena: Ajudar outros que, como eu, andam à procura, quanto mais não seja pelo facto de lhes garantir que não estão sós.” Seria esta também a minha missão. Muitas das leituras que fizera tinham sido um grande apoio em alturas adversas. Pensei que também eu talvez pudesse ajudar tal como me tinha sentido ajudada. Enrique Rojas considera que a felicidade consiste em duas coisas: Ter um projecto de vida e uma personalidade equilibrada. Creio que sou uma pessoa equilibrada, mas faltava-me um projecto de vida e ele começou a delinear-se. Comecei por escrever um pequeno livro e depois tinha o objectivo de fazer uma formação com alunos da "Nova Atena" (uma espécie de universidade da 3ª idade) que se intitularia "Descobrir a felicidade: Espaços de reflexão" e seria um espaço em que cada um faria o seu portfolio da felicidade. Partindo do princípio que a felicidade é um acto de consciência (quando tomamos consciência daquilo ou daqueles que nos fazem bem vamos ao seu encontro) a minha proposta seria a de construirmos o nosso “Portfolio Reflexivo da Felicidade” a partir de um referencial que tinha planificado. O meu horário na escola (sou professora do ensino secundário) não permitiu a concretização deste projecto e então pensei no blogue como um espaço em que poderia, de uma outra forma, pô-lo em prática. E assim foi que ele nasceu.

E assim foi Maria Mar. Pensava que só um número muito restrito de pessoas me lia (eu sempre fui muito avessa ao mundo virtual e os meus amigos mais próximos também) e fiquei super contente por me dizer que o tinha divulgado junto dos seus colegas e que eles tinham gostado.
Ficaria feliz se mantivéssemos o contacto. Gostaria também de lhe enviar um "miminho". O meu email está disponível para "recebe-la". Um abraço grato e fico a aguardar notícias suas.
De descobrirafelicidade a 17 de Outubro de 2010 às 11:04
Maria Mar
Como acabei por ficar sem o seu contacto resolvi escrever-lhe aqui, pois juntamente com duas colegas, criei um novo blogue, no âmbito de um projecto que temos lá na escola. Como é mais ou menos na linha deste, talvez tenha algum interesse para si. A ver se recebe esta minha mensagem. Espero que esteja tudo bem consigo. O endereço é: http://optimismoemconstrucao.blogspot.com/
Um abraço

Comentar post

mais sobre mim

pesquisar

 

Maio 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

posts recentes

Portfolio da felicidade

Amizade, respeito e liber...

Magnolia

Recursos emocionais renov...

Três lições do Tao

A bagagem da outra pessoa

Nostalgia

Encontrar o nosso "apelo ...

Coerência interna

Autonomia interior

arquivos

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009



“Tenho uma missão, embora pequena: Ajudar outros que, como eu, andam à procura, quanto mais não seja pelo facto de lhes garantir que não estão sós.”

Herman Hesse

tags

todas as tags