“A capacidade de confiar é própria do homem forte e seguro (…) Quanto mais alguém for verdadeiramente homem, tanto mais é capaz de confiar, porque intui os motivos adequados para “confiar nos outros”.
Luigi Giussani
“O grande desafio que uma visão optimista nos coloca é o de transmitir às crianças uma mensagem de alegria, esperança, confiança em si próprias e no futuro, sem escamotear que as dificuldades e preocupações fazem parte da vida!”
Mª José Ribeiro
O optimismo é uma história de confiança: Em nós, nos outros e na vida.
Sabemos que, às vezes, por mais que nos esforcemos e empenhemos, as coisas não resultam como desejaríamos. É justamente aqui que o optimismo se revela: Voltamos a começar, perseveramos, damos a volta por cima das crises. No fundo, o optimismo é uma atitude de confiança na existência, associada à convicção de que em caso de problemas ou decepções, saberemos reagir.
“O optimismo não é uma alegria pateta e desenraizada, mas é realista e interveniente. Não se trata de procurar equilíbrios perfeitos, vidas sem erros ou recheadas de invencibilidades, mas sim de encontrar novas forças, outros olhares, mudanças de rumo, e construir transformações que nos trazem mais perto da verdadeira e saudável alegria – apesar, e a partir, dos insucessos e das dificuldades.”
Cabe-nos a nós, como educadores, transmitir a semente da esperança, entusiasmarmo-nos para entusiasmar, passar a mensagem de que crescer é bom e vale a pena confiar.
Soube-me bem: Olhar para a chuva cair através da janela, na minha cama, de manhãzinha. Sim, também estou um pouco cansada de tanto chover, mas houve uma coincidência entre aquilo que sentia e o mundo lá fora. Uma serena melancolia que me fez sentir uma "indecisa felicidade". E depois, subitamente, um rasgo de sol. Um raio de sol em mim que me despertou, decisivamente, para o dia.
O email que recebi com o vídeo que inspirou este post.
PROPONHO PARA REFLEXÃO em família:
* o que mais gostam na vossa família?
* o que mais gostam em cada um dos elementos da vossa família?
* o que cada um de vós acha que dá de bom à vossa família?
* que sonhos têm para a vossa família?
* que encontraria, na vossa família, um detective que procurasse descobrir pontos fortes e positivos?
Fonte: “Educar para o Optimismo”
Helena Águeda Marujo, Luís Miguel Neto, Maria de Fátima Perloiro
De solnocoracao a 28 de Fevereiro de 2010 às 22:31
Querida Teresa! A Confiança é essencial na vida! E confiar não é pensar que as pessoas são perfeitas e deixar de confiar quando acontece alguma coisa que gostamos menos. A Mãe costumava dizer que quem desconfia é porque não é de confiança. É tão bom quando chega Domingo e vimos aqui! Obrigada!
Teresinha Também acho que "quem desconfia não é de confiança" e que confiar não é partir do princípio que as pessoas são perfeitas. Porém, às vezes, não "intuimos os motivos adequados para confiar nos outros" e decepcionamo-nos. A confiança deverá, sem dúvida, ser o nosso alicerce, pois sem ele nada construiremos, mas como alicerce que é deverá também ser bem sólido, ou seja, a nossa intuição deve basear-se nos tais "motivos adequados". Já me aconteceu não intuir adequadamente e decepcionar-me. Mas continuo a acreditar que vale a pena confiar e mantenho uma confiança imensa na vida. E que animador foi para mim ler as suas palavras e saber que é bom chegar o domingo. Muito obrigada Teresinha: Deu-me mais confiança para prosseguir.
E é ao confiar que conseguimos como que relaxar ao ponto de conseguir ver o mundo e as pessoas sem aquela tão desconfortável insegurança que por vezes nos cega.
Adorei este video Teresa. Tão simples e com tão grande conteúdo!!
Em relação às questoes que propoes para reflexão, por vezes coloco-as mas sabes, há uma que todas as manhas acorda comigo e me acompanha até ao fim do dia: "O que posso fazer hoje pela minha familia".
Tão bonito o que aqui disseste Joana: " há uma que todas as manhas acorda comigo e me acompanha até ao fim do dia: "O que posso fazer hoje pela minha familia". É por existirem pessoas como tu que este mundo fica mais bonito e apetece nele viver. Sinto mesmo isto Joana. Quanto ao vídeo é como dizes: de uma grande simplicidade e riqueza de conteúdo, como tudo o que é verdadeiramente simples e genuino. Obrigada por seres assim. Um beijinho muito grande para ti
Teresa: Já cá tinha vindo e hoje voltei para poder ler-te com atenção. Lindo vídeo! E que dizer da mensagem de optimismo e confiança que nos deixas? Precisamos dessa injecção todos os dias!! Ir lembrando é "dever" dos amigos, não achas? E como referes no teu blog, citando H.Hesse, lembrar que "não estão sós.” Escreves para mim e para todos os que vão precisando de palavras que não os deixem "cair"... Citando: "o optimismo é uma atitude de confiança na existência" e eu acrescentaria que de confiança que o semeado há de acabar a sua volta algures perto de nós... Sei que parece ingénuo, ou até retira a espontaneidade do que vamos fazendo com a nossa vida (e com a dos outros...) mas preciso e sentir que algumas coisas fazem sentido. Para o bem e para o mal. Obrigada amiga. Abraço grande Marta M
E essa injecção de optimismo foi-me dada agora por ti com o teu comentário. Obrigada Marta. E se alguma espontaneidade é retirada ao que fazemos na busca de sentido, creio que ela será grandemente recompensada. "O semeado há de acabar a sua volta algures perto de nós... " Confio firmemente naquilo que semeamos. Um abraço de ânimo para ti