Quinta-feira, 3 de Setembro de 2009

Um testemunho

Acabei de abrir a caixa do correio e vi o boletim informativo dos "Leigos para o desenvolvimento". Nele, um testemunho de uma voluntária na Missão de Água Izé em S.Tomé,  onde vivi uma boa parte da minha infância. Não posso deixar de transcrever uma parte do  mesmo  (apesar de estar com muito pouco tempo para este meu post):

 

 

“Qual é o sentido da vida? O que nos faz correr? São perguntas que me ocorrem com frequência. E acredito que sejam perguntas que todos se colocam, pelo menos uma vez na vida.

Eu, ao tentar dar respostas, fui percebendo que o sentido da vida é tão simples e ao mesmo tempo exigente. Mas também percebo que só essa exigência a torna tão bela. Percebi que respostas estruturadas e filosoficamente fundamentadas não me satisfaziam. Descobri que as minhas opções diárias, os meus gestos e os meus compromissos eram a resposta. Fui revelando a mim mesma que a felicidade estava nos momentos em que genuinamente ia ao encontro dos outros e simplesmente estava, ficava, só ficava!

                                                                                               Carmo Fernandes

 

Termino com as palavras de Anselmo Borges:

 

      “Sentido tem a ver com caminho, viagem e direcção - nas estradas, por exemplo, encontramos placas em seta a indicar o caminho e a direcção para alcançar uma meta, um objectivo, um destino. Qual é então o caminho e o sentido da existência humana? O que move a minha vida?

      O famoso psiquiatra Viktor Frankl verificou que nos campos de concentração sobreviviam mais aqueles que ainda tinham um sentido para a existência: reencontrar a família, realizar uma obra, lutar para que nunca mais acontecesse o intolerável. O que significa que o sentido não está em nós, mas fora. Se estivesse em nós, não se colocaria a questão, pois estaria sempre presente. O sentido está no encontro com o mundo e com os outros: é saindo de si que o Homem vem a si. Dá um exemplo: quando se começa a ver pequenas manchas à frente do olho, é bom ir ao médico, pois está doente: o olho é intencional, isto é, não foi feito para se ver a si mesmo, mas o que não é ele. Paradoxalmente, só saindo de si é que o Homem encontra sentido. É o amor que dá sentido. Por isso, sente a vida como tendo sentido quem vê a sua existência reconhecida. A nossa vida não tem sentido, quando não vale para ninguém.”

 

Soube-me bem: Passear no jardim do Palácio dos Aciprestes.

Foi inspirador: Ler o testemunho de Carmo Fernandes.

Agradeço: Todas as manifestações de amizade que tenho tido ultimamente.

 

tags: ,
publicado por descobrirafelicidade às 19:38
link do post | favorito
De Caminhando... a 4 de Setembro de 2009 às 16:51
Olá!
Já aqui tinha passado por uma ou duas vezes e, desta vez resolvi comentar :)
Relativamente ao texto, penso que cada um de nós, já se questionou relativamente ao real sentido da vida e, penso que no fundo, tudo o que mais queremos é ser reconhecidos, valorizados, aprovados e amados.
Gostei imenso desta frase: "A nossa vida não tem sentido, quando não vale para ninguém.”

Achei também piada aos três ultimos pontos de cada post: Soube-me bem;Foi inspirador; Agradeço. Bonita maneira de valorizar a estadia aqui, neste belo e também cruel mundo!

Beijinhos e gostei muito de por aqui passar!
De descobrirafelicidade a 4 de Setembro de 2009 às 20:03
Olá Joana
Foi muito bom receber-te e espero que voltes sempre. Concordo inteiramente contigo: "Tudo o que mais queremos é ser reconhecidos, valorizados, aprovados e amados". Vou visitar-te agora. Um abraço
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


mais sobre mim

pesquisar

 

Maio 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

posts recentes

Portfolio da felicidade

Amizade, respeito e liber...

Magnolia

Recursos emocionais renov...

Três lições do Tao

A bagagem da outra pessoa

Nostalgia

Encontrar o nosso "apelo ...

Coerência interna

Autonomia interior

arquivos

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009



“Tenho uma missão, embora pequena: Ajudar outros que, como eu, andam à procura, quanto mais não seja pelo facto de lhes garantir que não estão sós.”

Herman Hesse

tags

todas as tags