Sábado, 28 de Novembro de 2009

Gentileza

“Ser gentil torna-me feliz e estar feliz torna-me gentil.

                                                    Christophe André

  

 "Não serão nossos gritos a fazer a diferença e sim a força contida em nossas mais delicadas e íntegras açcões."

                                                  Leonardo Boff

 

 

Ontem cheguei a casa com uma sensação de mal-estar que achava ser fruto de circunstâncias exteriores. Depois pensei um pouco melhor e concluí que não era do exterior, mas sim do meu interior, da forma intempestiva como tinha reagido a factores externos. Sinto que uma grande aprendizagem ainda tem de ser feita por mim e este ano está a proporcionar-me muitas oportunidades de a fazer. Uma aprendizagem que diz respeito, sobretudo, à gentileza. Creio que a maioria das pessoas que me conhece me considera gentil, mas tenho a consciência de que um grande trabalho ainda tenho de fazer para o ser realmente.

O meu mal-estar de ontem era fruto da culpabilidade que sentia pela minha reacção agressiva tida nessa a manhã. Sei-o agora, com maior consciência, que acabei de ler os artigos relativos ao lançamento, pela revista Psychologies, do “Dia da Gentileza” em França – talvez não fosse má ideia fazê-lo em Portugal também.

Parece que no mundo competitivo em que vivemos – em que dominam as relações de força – a “gentileza” não tem uma conotação lá muito positiva, sendo associada, de alguma forma, a uma fraqueza. E, no entanto, a gentileza é a nossa “ecologia relacional”. Ela existe em todos nós, bastando um pequeno gesto para que contagie todos os que nos rodeiam. Começa no berço em que basta a um bebé ouvir o choro de outro para empaticamente começar a chorar também. Depois, na infância em que as crianças que se mostram gentis e atentas aos outros são mais apreciadas e têm melhores resultados escolares (um estudo feito em crianças com dificuldades escolares mostrou que aquelas que se voluntariavam para ajudar as outras a fazer os trabalhos melhoravam os seus resultados). E depois, todos os pequenos gestos que possamos ter, desde o sorriso ao desconhecido que vai connosco no elevador, à flor que podemos oferecer a quem nos atende no supermercado, ajudam a construir um futuro mais humano e solidário. Bastam pequenas atenções quotidianas para que cada dia nos traga uma alegria gentil.

 

Soube-me bem: Explorar o sitewww.worldkindness.org.sg/

Foi inspirador: Pensar na gentileza como filosofia de vida.

Agradeço: Tudo o que me tem sido gentilmente oferecido.

 

 

 

tags:
publicado por descobrirafelicidade às 14:32
link do post | favorito
De Caminhando... a 28 de Novembro de 2009 às 23:06
Minha Amiga,
Tal como li há uns tempos e retive na minha memória:
"Gentileza é algo que ninguém é obrigado a fazer, mas faz para melhorar a relação com as pessoas, é um cuidado com o outro que vai além das normas formais de educação."
Penso que ser gentil é viver de coração aberto ao mundo para dar, para ajudar, para conhecer.
Tal como disseste, por vezes gentileza é conotada como fraqueza.
O problema para mim é que, hoje, forte é aquele que numa tempestade, passa por tudo e por todos de modo a conseguir ir para um local seguro, enquanto que os que ficam para trás a ajudar aqueles que caíram , são considerados fracos e até idiotas.
Muitos dos valores estão a ser perdidos e, a gentileza é um deles. E ser gentil, aquece e de forma o coração pois, sente-se que se fez o que se pôde e o que se sabia naquela situação. E assim sim, me faz sentido viver.
Um abraço meigo
De descobrirafelicidade a 30 de Novembro de 2009 às 23:42
Joana

Tão bonito o que aqui escreveste. A gentileza é mesmo esse cuidado com o outro que dá sentido ao nosso viver.E é muito bom sentir o quanto és terna e gentil, sentir o teu cuidado, sentir o abrigo do teu coração. Um abraço de aconchego para ti e que possas abrigar sempre muitos corações no teu.
De Caminhando... a 1 de Dezembro de 2009 às 21:15
Muito Obrigada pelas tuas palavras amiga Teresa. Obrigada essencialmente pelo carinho.

Um abraço grato e muito terno.

Ps. Não to disse mas, adoro o quadro que nos mostras neste post. Penso, pelo canto direito do quadro ser uma obra tua. Muitos Parabéns e, já fiquei a olhar durante um bom bocado para ele, a admirá-lo.
De descobrirafelicidade a 2 de Dezembro de 2009 às 18:04
Joana
Fiquei muito contente em teres gostado desta flor: Passa a ser tua e vou lembrar-me sempre de ti quando olhar para ela (tenho-a mesmo na entrada da minha casa). Um abraço amigo e agradecido
De Caminhando... a 4 de Dezembro de 2009 às 21:58
Amiga Teresa! Sinto as tuas palavras como se de abraços se tratassem. Muito Obrigada!
Sendo-te muito honesta... faz-me muitíssimo bem ter-te a meu lado! Sinto que o que fazes vem mesmo do coração e é sempre de forma genuína e carinhosa. Um abraço feliz e grato pelo teu aconchego!
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


mais sobre mim

pesquisar

 

Maio 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

posts recentes

Portfolio da felicidade

Amizade, respeito e liber...

Magnolia

Recursos emocionais renov...

Três lições do Tao

A bagagem da outra pessoa

Nostalgia

Encontrar o nosso "apelo ...

Coerência interna

Autonomia interior

arquivos

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009



“Tenho uma missão, embora pequena: Ajudar outros que, como eu, andam à procura, quanto mais não seja pelo facto de lhes garantir que não estão sós.”

Herman Hesse

tags

todas as tags